Olhar no ponto futuro

Buscar

Olhar no ponto futuro

Atentos a evolução estratégica do mercado, Lica Bueno, Raquel Messias e Tiago Lara concorrem pela coruja em Profissional de Planejamento


11 de outubro de 2019 - 18h06

Lica Bueno (Crédito: Arthur Nobre), Raquel Messias e Tiago Lara (Crédito: divulgação)

Assim como outros agentes da cadeia publicitária, os profissionais de planejamento não saíram ilesos das transformações do mercado. De olho nas mudanças em modelos de negócio, formatos e estruturas das agências, os indicados ao Caboré nesta área buscam posicioná-la de forma mais estratégica em suas empresas. Há mais de vinte anos no mercado, Lica Bueno, chief strategy officer da Suno United Creators, construiu sua carreira na área de mídia, chegando a conquistar o Caboré em 2009. Ela passou pela mídia das agências F/Nazca S&S, DraftFCB e McCann Erickson, até ser chamada para liderar a divisão de agências do Facebook, em 2014.

Três anos depois, decidiu mudar de rumo novamente ao integrar a sociedade da Suno, então recém-criada, onde lidera a área de planejamento e estratégia. “Sempre fui uma profissional de mídia muito próxima ao planejamento, pois gosto de ter uma visão da estratégia e do storytelling como um todo. Tento encontrar o equilíbrio entre criação e negócios”, conta. No último ano, a profissional ajudou a conduzir projetos importantes da Suno, como uma sala de performance criada em parceria com a Globo para o iFood e o reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro, para a marca da Heineken. Contribuiu ainda para que a Suno conquistasse o Grand Effie em 2018, com o case “Black Week”, desenvolvido para o Santander, principal cliente da agência.

Raquel Messias, por sua vez, é formada em direito. Havia acabado de ser aprovada no exame da OAB quando começou a circular por grupos de publicitários e fez seu primeiro curso de planejamento estratégico. A partir daí, mergulhou de vez na publicidade, começando a carreira na Y&R, em 2005, e passando por NeogamaBBH e New Energy antes de integrar o time da Grey. Em 2016, tornou-se head de estratégia da agência. “Justamente porque venho de outra área, sempre estive muito aberta a aprendizados. Aprendo muito com meus clientes, gosto de dar autonomia para o time e meu processo é muito colaborativo com as outras áreas”, conta Raquel.

Ela se orgulha de, ao longo de sua trajetória, ter participado da construção de marcas como Activia, da Danone, e Pantene, da P&G. Nos últimos três anos, sob a sua gestão, a Grey conquistou 14 Effies no Brasil e na América Latina. “A área de estratégia vem contribuindo muito para o crescimento da Grey. Estamos ganhando novas contas e impactando os resultados dos nossos clientes”, acrescenta.

Já Tiago Lara vem atuando na reestruturação da Leo Burnett Tailor Made, onde está há mais de onze anos e ocupa o cargo de vice-presidente de estratégia e gestão de dados. Responsável por liderar uma equipe de profissionais de planejamento, business intelligence e dados, Tiago busca maior eficiência operacional na área, reforçando habilidades de consultoria e inteligência de mercado. “Nossos timings e formatos mudaram, e por isso abraçar o contemporâneo e estar preparado para entrar nas novas ondas do mercado é condição sine qua non para nosso trabalho”, afirma.

Ele foi responsável por unificar as áreas de dados e estratégia na Leo, e também participou diretamente da conquista de clientes importantes como Bradesco, Extra, Kraft e mídia social de Fiat. Sua busca por desafios é refletida inclusive fora da agência: Tiago se prepara para escalar o monte Kilimanjaro em 2020, e o monte Everest, em 2025. Também é atraído pela área de educação, atuando como professor de planejamento estratégico na Miami Ad School. Formado em publicidade pela Universidade Metodista de São Paulo, Tiago começou sua carreira como assistente de planejamento na Fischer America e trabalhou também na Ogilvy, GP7 e Famiglia.

Compartilhe

  • Temas

  • andré frança (wmccann)

  • mauricio kotait (viacom)

  • heitor pontes (jcdecaux)

  • debora nitta (facebook)

  • felipe cerchiari (ambev)

  • renato shiratsu (coca-cola)

  • carolina sevciuc (nestlé)

  • igor puga (santander)

  • daniela cachich (pepsico)

  • ariel grunkraut (burger king)

  • francisco custódio (africa)

  • fabio urbanas (almapbbdo)

  • antonio fadiga (artplan)

  • tiago lara (leo burnett tailor made)

  • raquel messias (grey)

  • lica bueno (suno united creators)

  • leo balbi (y&r)

  • flavia cortes (publicis)

  • carol boccia (africa)

  • rafael donato (david)

  • andrea siqueira (betc/havas); marcos medeiros (cp+b)

  • eduardo simon (dpz&t)

  • daniel simões (eletromidia)

  • Saigon

  • uol

  • jovem pan

  • globo

  • google

  • elemidia

  • natura

  • mcdonald's

  • bradesco

  • wmccann

  • landia

  • conspiração

  • wieden + kennedy

  • Ogilvy

  • flix media

  • soko

  • mynd

  • mirum

  • prêmio

  • caboré

  • coruja

  • gaiola

  • publicidade

  • propaganda

  • marketing

  • dirigente da indústria da comunicação

  • profissional de criação

  • profissional de atendimento

  • profissional de planejamento

  • profissional de mídia

  • profissional de marketing

  • profissional de inovação

  • profissional de veículo

Patrocínio

Realização