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Na disputa pelo troféu de Agência do Ano, Africa Creative, AKQA e BETC Havas se destacaram em 2023 por motivos distintos

Isabella Lessa
26 de outubro de 2023 - 12h49

 

Luiza Baffa (AKQA), Marcio Santoro (Africa) e Erh Ray (BETC Havas): modelos diferentes para entregar resultados criativos (crédito: divulgação)

As três empresas que concorrem à categoria Agência do Ano no Caboré 2023 construíram caminhos distintos entre si e, neste ano, apresentaram marcos relevantes – cada qual à sua maneira.

Mais jovem do que as outras duas agências que estão concorrendo ao prêmio (iniciou atividades no Brasil em 2014), a AKQA São Paulo é responsável pelas duas campanhas criadas por operações nacionais que obtiveram melhor desempenho nesta edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. “Never Done Evolving feat. Serena”, projeto construído com inteligência artificial (IA) para Nike em conjunto com o escritório de Portland, foi reconhecido pela premiação com um Grand Prix de Digital Craft, Prata em Social & Influencer e 2 Bronzes em Creative Data e Social & Influencer. Outro case de cunho mais social, desenvolvido para o Congresso em Foco, “Cartão da Transparência” foi premiado com 2 Ouros (em Digital Craft e Mobile), 3 Pratas (Creative Data, Digital Craft e Direct) e 1 Bronze (Innovation). Hoje, o escritório brasileiro, também conhecido como AKQA Casa, é comandando pela managing director Luiza Baffa e, globalmente, estão à frente da criação a dupla de CCOs Diego Machado e Hugo Veiga, que fundaram e atuaram como as principais lideranças da agência no País até serem promovidos à atual posição, em agosto de 2020.

“Foi um super ano. Nós criamos modelos de tênis, desenvolvemos uma IA para medir quão complicadas são as relações amorosas no século 21, fizemos clipes e até eventos. Acabamos de lançar uma frente focada em craft e em design, e expandimos também nossa frente de impacto. Nossa plataforma de educação, o Soma+, teve mais de três mil alunos até agora e, em novembro, o projeto será ampliado para outras 15 agências. Também fomos a agência brasileira mais premiada em Cannes, ganhamos contas incríveis como o TikTok e começamos relações com clientes como P&G, Call of Duty (Activision), Uber, Tinder e muitos outros”, comenta Luiza.

Antes do evento da Riviera Francesa, no qual conquistou Titanium com “Bring Home the Bud”, criado para Budweiser em em parceria com a Wieden + Kennedy de Portland e de São Paulo, a Africa Creative vivenciou mudanças importantes que a inseriram em uma nova fase: os copresidentes Marcio Santoro e Sergio Gordilho voltaram a ter participação mais relevante na agência após renegociações de contrato com o Omnicom que duraram mais de um ano. A reboque desta movimentação vieram novas contratações na liderança, a adoção da palavra Creative e planos de abrir novas frentes de negócio, sempre voltadas ao negócio da criatividade, mas não necessariamente restritas ao universo publicitário.

“Nosso mercado está aquecido e vem presenciando uma série de transformações ano após ano. Acreditamos firmemente que a consistência alinhada à criatividade é o nosso DNA e a chave para o nosso sucesso. Nossa capacidade de evoluir e conquistar novos desafios dentro dos nossos próprios clientes, como, por exemplo, o novo núcleo Bioma, que abraça novos espaços para além da publicidade tradicional da Natura. A indicação ao Caboré celebra um momento muito especial, de uma nova fase da Africa Creative. Nossa primeira indicação foi em 2005. Evoluímos junto com a indústria e seguimos consistentes nos nossos valores: ambição criativa, foco em resultado e capacidade de realização”, diz Santoro.

Prestes a completar dez anos de existência, a BETC Havas é, atualmente, a principal compradora de mídia do País, de acordo com levantamento realizado anualmente pelo Cenp-Meios. Além disso, a agência fundada e capitaneada pelo presidente e CCO Erh Ray foi protagonista de uma das maiores movimentações publicitárias de 2023, com a conquista da verba de comunicação do Santander, que foi o cliente inaugural da Suno United Creators. Segundo Erh, a chegada da conta do banco evidencia que o jeito da BETC de fazer propaganda vem atraindo a atenção dos anunciantes e, como consequência, atraindo a confiança dos clientes e gerando resultados para os negócios deles. “Nosso objetivo é sermos reconhecidos como a melhor agência, mas não necessariamente a maior. Assim, a indicação ao prêmio Caboré não é apenas um reconhecimento do ano, mas reflexo de toda uma jornada pautada no compromisso com nossos clientes e na busca pela excelência criativa. Estamos ansiosos para o que o futuro reserva. Enquanto isso, trabalharemos incansavelmente para alcançar novos patamares de criatividade e impacto”, afirma Erh.

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